segunda-feira, 7 de março de 2011

Exposição "Snøhetta" no Museu da Electricidade


De 4 de Março a 24 de Abril o Museu da Electricidade mostra alguns projectos do Atelier Snøhetta.

"A «estreita relação entre paisagem e arquitectura» que a Snøhetta imprime às suas obras é o seu cartão-de-visita.

As bases do sucesso internacional da empresa foram estabelecidas em 1989, quando ganhou o concurso, disputado por mais de 500 arquitectos no mundo inteiro, para a construção da nova Biblioteca de Alexandria, no Egipto, inaugurada em 2001, e que é hoje uma das maiores salas de leitura do mundo, segundo a organização.

O último projecto concluído por este atelier norueguês foi o novo edifício da Ópera e Balllet Nacional da Noruega, em Oslo, que abriu em Abril de 2008, e pelo qual recebeu o prémio Mies van der Rohe de Arquitectura Contemporânea em 2009.

Actualmente está a desenvolver uma série de projectos em diferentes países, entre os quais o Pavilhão do Museu do Memorial Nacional do 11 de Setembro em Nova Iorque (que será inaugurado a 11 de Setembro de 2011, 10 anos depois do ataque ao World Trade Center), o Centro de Conhecimento e Cultura Rei Addulaziz na Arábia Saudita e o Centro Ras Al Khaimah, nos Emirados Árabes Unidos. Recentemente, a Snøhetta foi também escolhida para desenhar uma nova ala do Museu de Arte Moderna de São Francisco, que deverá abrir em 2016.

Filmes, animações, fotografias, desenhos, maquetas e ainda uma mesa táctil interactiva vão mostrar aos visitantes, em oito módulos, a empresa e o seu trabalho.

A iniciativa é da Embaixada da Noruega, juntamente com a Fundação EDP, Trienal de Arquitectura de Lisboa e o Museu Nacional de Oslo. "

in Diário Digital

Sem comentários:

Enviar um comentário